quarta-feira, 5 de novembro de 2008

SALESÓPOLIS “NASCENTE DO TIETÊ”

O Município de Salesópolis, anteriormente denominado São José do Paraitinga, surgiu durante o período colonial, no cruzamento de duas rotas comerciais que ligavam São Paulo e Vale do Paraíba ao Litoral, situa-se no extremo leste da Região Metropolitana, possui uma área de 427 km2, sendo 98% de seu território protegido pela Lei dos Mananciais. Conhecido como “Berço do Tietê”, é o último reservatório de água próximo de São Paulo. Com toda essa riqueza, não tendo outra alternativa senão sobreviver do turismo.

O cruzamento dessas rotas (Salesópolis – Vale do Paraíba – São Paulo de Piratininga), conhecida como Rota do Sal ou Rota Clandestina dos Escravos, foi de grande importância histórica e para o desenvolvimento econômico das regiões. Hoje temos o Casarão Senzala, como registro dessa época, entre outros assuntos que serão abordados.

* * * * * * * * * * * * *

Tietê é o único rio que corta o Estado de São Paulo. Nasce na Serra do Mar, na cidade de Salesópolis e após atravessar a cidade de São Paulo, corta o centro do Estado, desaguando no rio Paraná. Teve grande importância histórica como via de penetração do povoamento, sendo durante muito tempo a única estrada para o interior do Brasil. Serviu de caminho para os bandeirantes que o percorriam em busca de ouro, índios e novas terras.
Atualmente, é bastante utilizado como rio de navegação já que houve a construção de várias eclusas que regularizaram o seu curso. Estas barragens também foram aproveitadas para a construção de usinas hidrelétricas que fornecem energia ao Estado de São Paulo. Entretanto, o Tietê é mais conhecido pela séria poluição que ataca o trecho do rio localizado na região da Grande São Paulo.
Visitar a nascente do rio Tietê é uma experiência marcante, pois é a oportunidade de sensibilizar para uma melhor qualidade do rio e do planeta, consequentemente para a qualidade de vida.

Fonte: http://www.ecotur-turismo.tur.br/tiete.html

Nenhum comentário: